ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
Fernando Collor assume presidência da CCAI
Fernando Collor assume presidência da CCAI
Fonte: Ana Volpe/Agência Senado
Enviado: 03/05/2018 às 15:25:00

O senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), assumiu para o exercício do ano de 2018, a presidência da Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência (CCAI), substituindo a deputada federal, Bruna Furlan (PSDB/SP).

A função desta comissão é fiscalizar e controlar os serviços e atividades de inteligência e contrainteligência exercidas pelo Sistema Brasileiro de Inteligência e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Esta comissão é permanente no Congresso Nacional e conta com 12 titulares, composta por seis senadores e seis deputados federais. Com o objetivo de assegurar que as atividades de inteligência brasileira sejam realizadas de acordo com o que dita a Constituição e com as normas do ordenamento jurídico nacional. 

Compõe a Comissão além de Fernando Collor, o deputados: Nilson Pinto (PSDB/PA), Lelo Coimbra (MDB/ES), Weverton Rocha (PDT/MA), Benito Gama (PTB/BA), Luiz Sérgio (PR/RJ) e Heráclito Fortes (DEM/PI). E os senadores: Humberto Costa (PT/PE), Simone Tebet (MDB/MS), Roberto Requião (MDB/PR), Jorge Viana (PT/AC) e Antonio Anastasia (PSDB/MG).