ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN vê com otimismo compromisso do governo com a Inteligência
ASBIN vê com otimismo compromisso do governo com a Inteligência
Enviado: 09/01/2019 às 10:31:24

A declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a Atividade de Inteligência do Brasil foi recebida com grande alegria pelos profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No dia 30 de dezembro, o então presidente eleito escreveu em suas contas do Twitter e Facebook que "o trabalho de inteligência é dos mais importantes e sensíveis para a segurança da nação”. No entanto, observou, “por sua natureza discreta, raramente é reconhecido”. E finalizou dizendo que “no que depender deste governo não faltará apoio e valorização para os profissionais da área!".

Para o presidente da ASBIN, Carlos Estrela, a declaração representa uma nova perspectiva para atender os anseios da categoria e da própria Agência, que precisa dar um salto para frente. “É um compromisso que Bolsonaro está assumindo de valorizar e colocar a Abin no patamar que o Brasil precisa e que a sociedade exige. Estamos, realmente, contando com esse apoio do governo, tão necessário para o fortalecimento da Agência e dos profissionais de Inteligência do país”, ressalta Estrela.

GSI

Na solenidade de transmissão de cargo, realizada no Palácio do Planalto, em 2 de janeiro, o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, destacou que o sistema de Inteligência brasileiro foi recuperado na gestão de Sérgio Etchegoyen, que ocupou o cargo de ministro-chefe do GSI na gestão de Michel Temer.

A ASBIN também reconhece o excelente trabalho realizado por Etchegoyen. Inclusive, para registrar o agradecimento por sua atuação, a Associação entregou uma placa de homenagem à Sérgio Etchegoyen, no dia 11/12 (relembre aqui), destacando sua dedicação, compromisso e trabalho qualificado à frente do GSI.

"Esperamos que o ministro Heleno conclua o trabalho de fortalecimento da Atividade de Inteligência e pelo reconhecimento e valorização da categoria", afirma o presidente da ASBIN, Carlos Estrela.