ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN marca presença em seminário sobre tratado de cooperação Amazônica
ASBIN marca presença em seminário sobre tratado de cooperação Amazônica
Enviado: 13/07/2018 às 21:19:00

O vice-presidente da ASBIN, Sérgio Carazza, participou na quinta-feira (12/7) do seminário "Quarenta anos do tratado de cooperação Amazônica - Sustentabilidade: Um paradigma para o desenvolvimento da Amazônia". O evento aconteceu na Câmara dos Deputados e foi realizado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). 

O Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) foi firmado em 3 de julho de 1978 – por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da região amazônica e o bem-estar de suas populações, bem como reforçar a soberania dos países sobre seus territórios. O incremento da cooperação regional é o principal meio para alcançar esses objetivos.

O seminário contou com três painéis de discussão, que trataram de temas como a reflexão acerca de um novo paradigma sustentável da Amazônia; a cooperação técnico-científica como motor da integração e do desenvolvimento sustentável; e o compartilhamento de melhores práticas na gestão sustentável dos recursos naturais da bacia amazônica. 

Integraram, também, os debates a Fundação Alexandre Gusmão (Funag) do Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).