ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN - Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência
ASBIN defende aposentadoria especial para os servidores de inteligência
ASBIN defende aposentadoria especial para os servidores de inteligência
Enviado: 21/05/2019 às 15:00:00

O presidente da ASBIN, Carlos Estrela, esteve com o secretário da Previdência Social, Rogério Marinho, para tratar da reforma da Previdência (PEC 6/2019), quando defendeu os direitos relacionados à aposentadoria especial dos servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A reunião aconteceu em 17 de maio, no gabinete do secretário, em Brasília.

Carlos Estrela apresentou dados e informações que destacam o importante trabalho desenvolvido pelos servidores de inteligência, além de mostrar os riscos em que se submetem em serviço, dessa forma, sendo necessária a inclusão da carreira nas atividades com direito à aposentadoria especial. 

Na mesma data, Carlos Estrela também se reuniu, juntamente com outras lideranças de entidades de classe da Segurança Pública, na Secretaria da Previdência Social, para discutir os impactos que a PEC 6/2019 terá sobre os servidores públicos. Na presença do secretário, Rogério Marinho, os representantes apresentaram a insatisfação com os termos da proposta em relação às categorias. 

O tema principal do debate foi a regra de transição, que, de acordo com o governo, não é possível ser flexível quanto ao tempo restante, já que a idade mínima para aposentadoria é menor que a dos demais trabalhadores, o que é explicado pelo risco da profissão.

A Associação já solicitou uma nova reunião com o secretário Rogério Marinho para abordar, especificamente, a necessidade de garantir o direito à aposentadoria especial aos servidores da Abin.